sábado, 20 de maio de 2017

Heresia e ideologia



           1. É uma curiosidade: são duas palavras que, uma na Antiguidade helenística, a outra nos inícios do capitalismo, tiveram um destino equivalente.
2. Heresia, do termo grego hairesis – que indica “preferência por uma doutrina, escola filosófica, médica, religiosa, seita politica” (Magnien / Lacroix) –, designava as escolas de pensamento espiritual no império romano, na vertente grega culturalmente dominante; assim as escolas de filosofia platónica ou estóica ou epicurista, bem como outros cultos vindos do Médio Oriente, Síria, Pérsia, incluindo o novel movimento cristão, que num dos seus textos da viragem do 1º para o 2º século, chamado Actos dos Apóstolos, várias vezes utiliza o termo, referindo grupos de opinião como fariseus e saduceus e, inclusive, no cap. 24, vers. 5, a si mesmo se chama ‘heresia’ (traduzido por ‘parti’ na Bíblia de Jerusalém), embora em designação de adversário. Em meados desse 2º século, já intelectuais cristãos, como Justino e Ireneu de Lião, em polémica com outros intelectuais cristãos, usam ‘heresia’ e ‘herético’ dando-lhe um sentido de erro doutrinal que, tornado pejorativo, veio a reforçar-se quando o cristianismo tomou o poder religioso.
3. Ideologia, ciência das ideias, foi um termo inventado por Destutt de Tracy, para designar a sua escola de filósofos franceses revolucionários e materialistas (1796), substituindo na palavra psicologia o grego psyché, alma, por ‘ideia’, termo filosófico europeu que Descartes fizera vingar (como se o pensamento deste e o próprio termo ‘ideia’ fossem materialistas!). Mas os Ideólogos criticaram Napoleão Bonaparte que proibiu o ensino da cadeira deles “ciências morais e politicas” no Instituto de França, contribuindo para tornar na opinião pública pejorativa a designação da escola filosófica sua adversária. Foi o uso que Marx deu ao termo ‘ideologia’, como sistema de ideias seguindo os interesses das classes sociais, que lhe deu vida até hoje.
4. Trata-se portanto nos dois casos de um termo que veicula uma noção de corrente de pensamento ou de opinião e se vê subjugado no seu sentido anterior por uma corrente adversa que veio a tomar o poder intelectual: a heresia e a ideologia são as margens de opinião excluídas por ortodoxias poderosas, não tolerantes da liberdade de expressão. 

Sem comentários: